Esse cabo é na verdade um adaptador do mini usb do smartphone para usb normal. Isso possibilita utilizar seu smartphone com um teclado de computador, por exemplo. Você pode conectar um pendrive diretamente no seu celular e diversas coisas mais, de acordo com o aplicativo utilizado.
A maioria dos smartphones possuem OTG, porém eles nem ao menos descrevem esse recurso nos anúncios de vendas. Por quê? Talvez seja porque o bluetooth é mais utilizado... Gostaria que no mundo perfeito as conexões sem fios fossem realmente mais eficazes, mais rápidas e com menos quedas... Sou um defensor do "menos é mais", mas enquanto o "menos fios" me fizer "mais raiva" será bem vindo adaptadores a fio.
Neste post vou ensinar a fazer um cabo USB OTG.
1) Pegue um cabo com conexões mini/micro usb e faça um corte na parte mini:
2) Observe que a conexão "mini usb" aberta tem 5 pinos, porém somente 4 são utilizados.
Pino 1: VCC
Pino 2: Dados
Pino 3: Dados
Pino 4: Não LIGADO
Pino 5: Terra
O que será feito é juntar o pino 4 ao pino 5, como mostra a imagem a seguir:
3) O último passo é adaptar a conexão usb para o tipo fêmea. Pode ser feito cortando o cabo e soldando direto em uma porta fêmea, ou pode ser feito preservando o cabo intacto e utilizando as conexões fêmeas duplas de uma placa mãe velha, como mostra a imagem a seguir:
E assim você tem um cabo USB OTG, que em dispositivos provindos dessa tecnologia pode ser bem útil. Se seu smartphone não identificar o periférico conectado por OTG, pode ser necessário instalar um driver de reconhecimento, com acesso root no caso de Android.
Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário